Cultura convoca artistas com obras na Pinacoteca

Os pintores, escultores, artesãos e ilustradores que assinam obras presentes no acervo da Pinacoteca de Mogi das Cruzes têm até o próximo dia 30 para preencher o formulário para que concedam entrevistas à Prefeitura. O bate papo tem como principal objetivo viabilizar um espaço para que os artistas falem sobre suas próprias biografias. No caso de artistas já falecidos, o pedido é para que familiares responsáveis pelo artista assumam a incumbência.

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura é um trabalho de resgate da memória das personalidades que integram a galeria da Pinacoteca, por este motivo surgiu a ideia das entrevistas com os autores.

A primeira etapa do processo é o preenchimento de um formulário online, em que o artista passa seus dados básicos e também informações sobre a obra que tem no acervo, como estilo, técnica e dimensões.

Nesse mesmo questionário, ele aponta qual a melhor maneira para que seja entrevistado - online ou presencialmente e declara se está disposto a doar obras ao espaço. A partir disso, a equipe da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes vai estabelecer contato com cada um dos artistas e iniciar a apuração de informações sobre vida e obra deles, para que as biografias possam ser redigidas e compiladas.

O objetivo do trabalho é fazer a salvaguarda da memória artística da cidade, arquivando informações detalhadas sobre cada um dos artistas que compõem o cenário das artes plásticas mogianas.

Para a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, este é um trabalho que visa a preservação e, consequentemente, a valorização da memória de Mogi das Cruzes. (T.M)