Procon fará o Mutirão Virtual do Consumidor

Para participar, o consumidor precisa promover registro no site da entidade
Para participar, o consumidor precisa promover registro no site da entidade - FOTO: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Como forma de marcar o Dia do Consumidor, o Procon de Suzano adere amanhã, dia 15 - quando é celebrada a data - ao Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas. A ação ocorrerá até 31 de março por meio da plataforma de solução de conflitos na Internet www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para participar, basta o consumidor fazer o seu registro no site, onde cadastrará login e senha. Em seguida, fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja usufruir do mutirão de renegociação de débitos. A unidade municipal orienta que, no momento do registro, é imprescindível informar corretamente números de telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento. E solicita ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o participante passa a ter até 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O objetivo da ação é reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas, principalmente neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19), e que precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo Procon de Suzano, a ProconsBrasil programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas e mesmo para a quitação do débito que o cidadão tenha.

De acordo com a diretora da unidade municipal, Daniela Itice, esta ação estava prevista para acontecer no ano passado, porém, com a pandemia, teve que ser adiada. "Este mutirão, que acontecerá de forma totalmente on-line, beneficiará diversos consumidores que desejam negociar suas dívidas. Principalmente quem não procura o Procon ou mesmo as instituições financeiras por constrangimento. Com as medidas mais restritivas de circulação determinadas, também acaba sendo bastante positiva que ocorra pela internet", destacou.

Outras informações podem ser obtidas com o Procon de Suzano pelos telefones 4744-7322 e 4744-7461 e pelos e-mails [email protected] e [email protected]