Semae finaliza instalação de nova rede no Botujuru

Intervenções integram o pacote de obras de setorização
Intervenções integram o pacote de obras de setorização - FOTO: Divulgação/PMMC

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou, no final da tarde de segunda-feira passada, a instalação de uma nova rede de água na avenida Felipe Sawaya, no Botujuru, em Mogi das Cruzes, para melhoria do abastecimento do bairro. As intervenções integram o pacote de obras de setorização que estão sendo executadas pela autarquia na região leste da cidade.

A setorização é uma divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água, agilizar manutenções e diminuir perdas. Com a conclusão da obra, o abastecimento, que havia sido interrompido pela manhã, foi retomado à tarde para a parte baixa do bairro e à noite na área alta (atendida por sistema de bombeamento).

A Divisão de Distribuição de Água do Semae informou que com a instalação dessa nova rede o bairro fica setorizado em duas zonas de abastecimento individualizadas, o que vai possibilitar a operação do sistema de bombeamento de forma independente. Na prática, quando houver a necessidade de interrupção no fornecimento de água para reparo em um setor de abastecimento, somente a área onde for realizado o serviço é que ficará sem água, e não mais o bairro todo.

Dessa maneira, parte do bairro continuará sendo abastecida normalmente, diminuindo o impacto de eventuais paradas no abastecimento, além de reduzir o consumo de energia elétrica e a incidência de vazamentos e perdas de água.

Além desse trabalho, o Semae também está implantando uma nova rede de abastecimento na rua Palestina, que tem como objetivo melhorar o abastecimento de regiões mais altas do Botujuru, como as ruas do Triunfo e José Mariano. Investimento na região é de R$ 6,7 milhões .