Novo formato de aulas dá autonomia aos professores

Com o início do ano letivo de forma remota devido à pandemia do coronavírus, as aulas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes têm sido desenvolvidas em um novo formato. O Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação elaborou as Orientações Didáticas, que buscam dar mais autonomia aos professores e promover uma maior interação com pais e alunos.

O material é feito quinzenalmente. Até o dia 26 de março, os temas trabalhados são a mobilidade para os alunos do ensino fundamental e cuidar e educar para a educação infantil.

As Orientações são desenvolvidas para turmas desde o berçário até o 5º ano do ensino fundamental. "A proposta é estabelecer alguns parâmetros e auxiliar nossos professores e gestores no planejamento de suas ações didático-pedagógicas. As Orientações Didáticas contam com atividades que possibilitam o trabalho interdisciplinar nas diferentes áreas de conhecimento e contemplam as habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes de acordo com a turma que estão cursando", disse a diretora do Departamento Pedagógico, Andréa Souza.

Antes de chegar para os alunos, o material é encaminhado com uma semana de antecedência para as escolas para que a equipe escolar possa se apropriar do conteúdo, fazer as adequações que atendam melhor seus alunos e planejar as aulas. Esta é a segunda quinzena do material, que passou também a contar com videoaulas destinadas especificamente para os alunos e que complementam o que é organizado e planejado pelo professor a partir das Orientações.

"As sequências e orientações Didáticas nos trouxeram temas e sugestões de atividades e jogos, de acordo com a Priorização Curricular, nos dando um direcionamento. O mais importante é que direcionam, mas também nos dão autonomia para incluir atividades que julgamos importantes e necessárias no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na alfabetização", observou a professora Lilian Barreto, que leciona para duas turmas de 1º ano, no Jardim Camila.

As atividades também são bem avaliadas pelos pais. Mãe da aluna Laura, da turma do Infantil, em Jundiapeba, Aline Fernanda Mendes Silva do Nascimento destacou a importância da interação com a escola. "Estamos muito satisfeitos com a interação que a unidade escolar nos oferece. Antes de recebermos a sequência didática, as educadoras e a diretora pedagógica da creche, já estavam trabalhando algo super bacana que deram continuidade. Os vídeos das atividades são breves, dinâmicos e de fácil entendimento."