Pouco mais de 18% dos idosos são vacinado contra a Covid-19

Idosos são os mais afetados pela Covid, tanto em infecções quanto em mortes
Idosos são os mais afetados pela Covid, tanto em infecções quanto em mortes - FOTO: Emanuel Aquilera

Mogi das Cruzes já vacinou 18,3% de sua população idosa contra o coronavírus (Covid-19). Até o começo desta semana, a Prefeitura coordenou a vacinação de primeira dose de 11.132 pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vivem em Mogi mais de 60 mil idosos.

Tidos como principal grupo de risco desde o início da pandemia, no ano passado, devido vulnerabilidade e altos índices de internações e óbitos, os idosos compõe parte significante da população mogiana, cerca de 14% dos 432 mil habitantes da cidade. Como até o começo dessa semana, seguindo o calendário de vacinação do Estado de São Paulo, apenas os idosos com 75 anos ou mais participaram da campanha de imunização, boa parte dessa população (considerados pertencentes ao grupo a partir dos 60 anos de idade) ainda não foram contemplados nem com a primeira dose da vacina, o que já começou a ocorrer nos últimos dias.

Em Mogi, conforme atualização da Secretaria Municipal de Saúde, até segunda-feira passada 11.132 idosos haviam recebido a primeira dose e 2.998 a segunda. Como a vacinação ainda está em curso, a precisão da cobertura da população idosa de Mogi varia diariamente, ainda assim é possível estimar, em conjunto com os dados da Fundação Seade, que resta muito trabalho a ser feito, apenas 18,3% do grupo começou a ser imunizado.

Mesmo com uma vacinação tímida, no comparativo com os municípios mais populosos do Alto Tietê, Mogi ostenta um dos melhores índices de cobertura de sua população idosa, sendo superado apenas por Poá que já vacinou 22,9% de seus idosos desde o começo da campanha. Conforme informou a Prefeitura da estância hidromineral, 3.504 idosos com 75 anos ou mais já foram imunizados, de frente com os 15.206 habitantes com 60 anos ou mais segundo a Seade, a cobertura da vacinação em Poá já alcança quase um quarto do total.

Em seguida, Suzano apresentou uma taxa de vacinação de seus idosos de 14,3%. No total, 5.348 pessoas com idade a partir de 77 anos já foram vacinadas ao menos com a primeira dose. Atualmente, existem 37.156 pessoas moradores com faixa etária de 60 anos ou mais em Suzano. Perto do informado por Suzano, ficou colocada Ferraz de Vasconcelos com 13,7% de seus idosos em processo de imunização. De acordo com a Secretaria de Saúde ferrazense, 2.890 idosos com mais de 60 anos receberam, apenas uma parcela dos 21.049 residentes na cidade.

Para completar o quadro das cinco cidades mais populosas do Alto Tietê e estabelecer um ranking, a reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaquaquecetuba, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários