Vereadores de Itaquá pedem repasses ao Estado e União

Pedido foi aprovado pela Câmara na sessão de terça
Pedido foi aprovado pela Câmara na sessão de terça - FOTO: Divulgação

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovaram durante a sessão de anteontem dois requerimentos que pedem verbas aos governos estadual e federal para a instalação de um hospital de campanha para combater o coronavírus (Covid-19). De acordo com a propositura, o município não possui recursos financeiros para tal projeto, no entanto a cidade está com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e numa situação de colapso, que merece uma atenção urgente.

Segundo o vereador Edson Moura (PL), autor do requerimento, mesmo com todos os esforços da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde para combater o avanço do vírus e as mortes em Itaquaquecetuba, há muitas dificuldades, uma vez que a atual gestão encontrou muitos problemas estruturais e financeiros deixados pelo governo anterior. O requerimento pedindo o hospital de campanha será encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante a votação da propositura, o presidente da Câmara, vereador David Neto (PP) sugeriu ainda a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o dinheiro enviado pela União no ano passado para Itaquaquecetuba. "Foram R$ 40 milhões para combater a Covid enviados pelo governo federal. Mesmo assim, não tivemos Hospital de Campanha. Seria pertinente investigar o que foi feito com esse dinheiro", comentou.