Primeira dose para idosos com mais de 74 anos começa sábado

l
l - FOTO: Divulgação/Condemat

A primeira dose da CoronaVac que será aplicada para pessoas com 74 anos, ou mais, em Mogi das Cruzes ocorrerá neste sábado, por meio de drive-thru, com a chegada do décimo lote da vacina, enviado pelo Estado. Não haverá campanha no domingo e o atendimento volta na segunda-feira, dia 22 de março, para vacinação de pessoas com 74 anos ou mais no drive ou nas 19 unidades de saúde.

Na terça, a aplicação da primeira dose será estendida para pessoas com 73 anos ou mais e, na quarta-feira, para 72 anos ou mais. Nos dois casos, o atendimento será realizado no drive-thru e nos postos de saúde previamente definidos.

As unidades do Programa Saúde da Família e os Pacs Biritiba Ussu e Taiaçupeba atenderão prioritariamente ao público cadastrado em suas áreas de abrangência. Para tomar a primeira dose, o idoso deve comparecer munido de RG ou documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para a segunda dose, é obrigatória apresentação do comprovante da aplicação da primeira, documento de identificação e CPF.

Hoje, o atendimento terá continuidade da aplicação da primeira dose para pessoas com 75 anos ou mais exclusivamente no drive-thru do Mogilar, a partir das 9 horas. Amanhã, o mesmo público será atendido no drive-thru e também em 19 unidades de saúde localizadas em bairros estratégicos. Para esse dia, está mantida a aplicação da segunda dose para trabalhadores da saúde e idosos imunizados até o dia 26 de fevereiro com a CoronaVac (Butantan).

Chegada

O décimo lote de CoronaVac é destinado à finalização da segunda dose para o grupo de idosos de 80 a 84 anos e da finalização da primeira para idosos de 75 e 76 anos. Possibilita, ainda, o início da vacinação da faixa etária de 72 a 74 anos.

No total, Mogi das Cruzes está recebendo 7.520 novas doses, das quais, 6.620 primeiras doses (complemento para pessoas de 75 e 76 anos e início da imunização para quem tem entre 72 a 74 anos) e 900 segundas doses (80 a 84 anos).

Os cadastros podem ser adiantados no site "Vacina Já", do Governo do Estado, para antecipar o registro dos dados. O preenchimento no www.vacinaja.sp.gov.br não é obrigatório, mas contribui para agilizar a campanha de imunização. Em Mogi das Cruzes, mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelo SIS 160.

Na região

Os municípios do Alto Tietê começaram a receber, desde ontem, o décimo lote da CoronaVac. O lote, com 24.520 doses, será destinado à finalização da segunda dose para o grupo de idosos de 80 a 84 anos e da primeira para idosos de 75 e 76 anos, além de possibilitar o início da vacinação do grupo da faixa etária de 72 a 74 anos. Cada município irá se organizar para dar início à imunização do novo grupo.