Poá abre novas covas no cemitério municipal

Em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), o controle e abertura de novas covas, horário diferenciado de funcionamento de velórios e o uso de equipamento de segurança fazem parte das ações do município

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá está providenciando novas sepulturas no Cemitério da Paz, com o objetivo de não colapsar o sistema funerário do município. Somente neste mês de março, 63 novos jazigos foram abertos e, atualmente, 20 covas estão desocupadas.

Segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade de Poá está próxima de registrar 200 óbitos por Covid-19. "Já foram 194 mortes, sendo 27 só em março, estamos vivendo o pior momento da pandemia e precisamos estar atentos para não colapsar o sistema, por isso adotamos algumas medidas importantes para o momento", afirmou a responsável pela Pasta, Claudete Bezerra Canada.

Para evitar que o cemitério entre em estado crítico, a secretaria selecionou uma área dentro do Cemitério da Paz, no Jardim Itamarati, para a abertura de novas covas, além de gavetões que contam com mais 72 espaços. "Além disso, também estamos realizamos cerca de quatro exumações diárias, com o objetivo de liberar o máximo de sepulturas possível", afirmou Claudete.

O velório municipal, que está localizado na área do cemitério, também conta com horários diferenciados para funcionamento. "Tem horário reservado para a realização de velórios de falecidos por outros motivos. Já as vítimas em âmbito da pandemia da Covid-19, chegam em outro horário e vão direto para a sepultura", finalizou a secretária.