Programa Quitanda Social atende 400 famílias

Ação atende pessoas em situação de  vulnerabilidade
Ação atende pessoas em situação de vulnerabilidade - FOTO: Divulgação/PMMC

O Programa Quitanda Social, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz, em parceria com a Secretaria de Agricultura, está atendendo cerca de 400 famílias em quatro territórios: Vila Nova União, Jundiapeba I e Jundiapeba II, Centro e Jardim Layr. A meta é dobrar o número de beneficiados e locais de distribuição nos próximos meses.

O Quitanda Solidária é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas e selecionadas pela equipe de assistência social. Seu principal objetivo é possibilitar o acesso a produtos agrícolas doados por meio de cooperativas da cidade.

A iniciativa integra Agricultura e Assistência Social, o projeto garante melhor destino para os alimentos que, muitas vezes, seriam dispensados em condições de consumo. Neste ano, Mogi foi incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) como unidade recebedora de produtos agrícolas produzidos pelas cooperativas.

"Os trabalhos foram iniciados no ano passado, mas em 2021 ganharam apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Cooperativas de Agricultores Cooprojur e Cooprovat, o que possibilitou a ampliação do atendimento", explicou a secretária de Assistência Social, Celeste Xavier.

As entregas acontecem às quartas e quintas-feiras nas unidades referenciadas da Assistência Social, como Cras, Céu das Artes, na Vila Nova União, Cobal, no Centro, e futuras instalações do Restaurante Popular, em Jundiapeba.