Câmeras nos ônibus começam a ser instaladas na segunda

Com o sistema de câmeras será possível monitorar a lotação nos ônibus
Com o sistema de câmeras será possível monitorar a lotação nos ônibus - FOTO: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Transportes e as empresas que operam o transporte público na cidade, começa a instalar um novo sistema de monitoramento interno dos veículos.

A iniciativa foi anunciada na semana passada, após uma reunião entre representantes da Administração Municipal e das concessionárias do transporte público na cidade. A iniciativa faz parte do pacote de ações para evitar aglomerações de usuários nos ônibus e pontos de parada na cidade. A situação no transporte coletivo tem sido uma das principais cobranças da população durante a adoção de medidas restritivas na pandemia do novo coronavírus.

Segundo a pasta de Transportes, quatro veículos da frota receberão equipamentos a partir desta segunda-feira, em um programa de testes para o sistema. Com a operação, será feita uma análise sobre o funcionamento do sistema, além de ajustes necessários. "A partir daí, o planejamento é ampliar gradativamente a instalação dos equipamentos nos ônibus, mantendo o acompanhamento constante", informou o município em nota.

A expectativa do município é de que, no futuro, seja possível elaborar uma central de monitoramento dos veículos em circulação, podendo adotar medidas tanto para evitar aglomerações quanto para outras eventualidades. A gestão municipal ressaltou que os custos da implantação e operação do projeto-piloto de monitoramento dos ônibus foram assumidos exclusivamente pelas empresas concessionárias, e não houve investimento pelo município.

Devido ao caráter de testes do programa de monitoramento, a Administração Municipal informou que ainda não é possível estabelecer um prazo para que toda a frota de ônibus esteja com os equipamentos instalados e operando. O sistema de transporte do município de Mogi das Cruzes conta com 181 veículos.

REMANEJAMENTO

Além do programa de monitoramento nos veículos da frota de ônibus que atende ao município, a Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes informa que realizou, no início do mês, o remanejamento da frota para os itinerários nos horários de pico. A medida, que foi acompanhada pelo comando da pasta nos locais, teve como intenção reforçar a oferta e evitar aglomerações durante a entrada e saída de expediente ao longo do dia.

A instalação de câmeras nos ônibus vai facilitar o monitoramento da Prefeitura de Mogi no transporte coletivo da cidade na semana em que a situação se torna ainda mais restritiva conforme o anúncio feito pelo prefeito Caio Cunha, que com o secretário de Saúde, Henrique Nauffel confirmou que a cidade está há mais de uma semana com 100% de ocupação dos leitos, portanto haverá medidas ainda mais restritivas para fazer com que os mogianos permaneçam em casa e só saíam se realmente houver necessidade. O Estado também está tomando providências em relação a medidas mais restritivas para a população.