Alto Tietê se prepara para novos desafios nesta área

Região é responsável por 30% da água produzida
Região é responsável por 30% da água produzida - FOTO: Divulgação

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22/03) o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) celebra as últimas conquistas na valorização dos recursos hídricos da região e se prepara para novos desafios.

Os recursos hídricos são um dos principais destaques da região que é responsável pela produção de cerca de 30% da água que abastece a Região Metropolitana do Estado por meio do Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), formado por cinco barragens: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba, que estão distribuídas pelos municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano. Santa Branca, que está localizada em outra bacia, também contribui para a geração de água que abastece municípios do Rio de Janeiro.

Com toda essa potência produtiva, uma das principais conquistas viabilizadas pelo CONDEMAT, foi a contemplação com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para contratação de estudo para compensação financeira aos municípios produtores de água que possuem restrições ambientais de uso e ocupação do solo decorrente da Lei de Proteção aos Mananciais, uma das mais fortes bandeiras defendidas pelo consórcio. O estudo está sendo executado pela Fundação Estudo de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Nos próximos dias o consórcio deve dar início a outro estudo, também com recursos do Fehidro liberados no final do ano passado, para elaboração de estudos hidrogeológicos.