Municípios da região avançam na vacinação com novo lote

quadro
quadro - FOTO: quadro

O Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat), recebeu ontem o 11º lote de vacinas contendo 67.020 doses de CoronaVac. A nova remessa irá permitir o avanço na campanha de vacinação para idosos de 69 a 71 anos, além de finalizar a aplicação da segunda dose para idosos de 74 a 77 anos.

Com a entrega dos 11 lotes de vacinas, desde janeiro, a região totaliza 327.513 doses recebidas, sendo que 87% são CoronaVac e o restante AstraZeneca.

Apesar do avanço na imunização com a ampliação da faixa etária de idosos atendida, a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins ainda lamenta pela falta de respostas do Estado no pedido por novas doses específicas para a finalização do grupo de trabalhadores da saúde.

No início de fevereiro foi apontado um déficit de 25% de vacinas para imunização deste público em sua totalidade. Porém, até o momento, não houve nenhum retorno do Estado, que deu por encerrado o envio de doses para o grupo.

"Os municípios estão avançando com a imunização para novo grupos, sem encerrar o grupo anterior e prioritário, que são os trabalhadores da saúde. Conseguimos imunizar todos que estão na linha de frente, porém ainda restam trabalhadores que têm direito à vacina", disse a coordenadora.

Os municípios devem se organizar para dar início à imunização de idosos entre 69 e 71 anos a partir da semana que vem.

Mogi das Cruzes prossegue com a aplicação para idosos com 72 anos ou mais hoje.