Testes com câmeras nos ônibus começam em breve

Câmeras vão monitorar lotação e aglomeração
Câmeras vão monitorar lotação e aglomeração - FOTO: Divulgação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informou ontem que o trabalho de instalação dos equipamentos em quatro ônibus para o programa-piloto de monitoramento contra aglomerações será concluído nesta semana, e que terá início a etapa de testes na rede de transporte público da cidade.

O programa foi anunciado na primeira quinzena de março com o objetivo de auxiliar as autoridades a evitar aglomerações dentro de veículos, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), além de outras contingências. O sistema integrado, em sua proposta, pode medir a ocupação de passageiros e informar caso uma linha ou veículo esteja sobrecarregado.

Questionado sobre os itinerários dos veículos na fase de testes, a pasta de Transportes informou que serão usados em linhas diversas e em diferentes dias para buscar uma avaliação geral dos principais corredores do transporte coletivo, onde há maior demanda. Sobre o prazo da etapa de testes, a municipalidade informou: "Como o país vive uma fase crítica da pandemia, os prazos para avaliação e ampliação do sistema serão avaliados no decorrer do trabalho, uma vez que os reflexos tem influência direta nesta questão, como no comportamento dos passageiros e no recebimento de equipamentos importados".

A Administração Municipal também informou que, como medida contra aglomerações, manteve o número de ônibus em circulação mesmo com as novas restrições da "Fase Crítica", em vigor.