Secretaria de Cultura e Turismo muda de endereço

Mudança foi planejada para gerar economicidade
Mudança foi planejada para gerar economicidade - FOTO: Divulgação/PMMC

A Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes está mudando de endereço. Dentro dos próximos dias, a sede da Pasta deixa o prédio da rua Coronel Souza Franco e passa a operar no Casarão do Carmo, também na área central. A mudança foi planejada com o intuito de gerar economicidade, tendo em vista que o local até então utilizado era alugado e o casarão é de propriedade da Prefeitura.

O prédio locado será entregue até o dia 11 de abril, portanto esse é o prazo para que a Pasta esteja devidamente realocada.

A decisão faz parte de uma estratégia, que visa remanejar recursos para ações de apoio aos profissionais da arte e cultura, levando em consideração a situação pandêmica e o natural impacto que isso gerou em toda a categoria. Além da mudança da sede, a Secretaria também está deixando de locar o prédio do Museu Guiomar Pinheiro Franco. Tanto o prédio como o acervo são de propriedade da família Pinheiro Franco.

Só com essas duas medidas, serão mais de R$ 15 mil mensais (aproximadamente
R$ 180 mil/ano) economizados e redirecionados a iniciativas de fomento e apoio à classe artística. As iniciativas estão em fase de tramitação interna, porém envolvem auxílio emergencial, com contratação direta e também seleção de profissionais e projetos, mediante editais de premiação e de criação e circulação de arte e cultura.

A ideia é contemplar artistas de segmentos diversos, territórios e espaços culturais e também o Congado mogiano. Todos os recursos a serem aplicados nessas ações proverão do orçamento próprio da Secretaria.

Para mais informações o e-mail da Secretaria é o [email protected] e o Whatsapp 96567-0933.