Há 12 mil vacinados a mais que número de infectados em Mogi

Dados indicam que Mogi das Cruzes vacinou 9,4% da população desde janeiro
Dados indicam que Mogi das Cruzes vacinou 9,4% da população desde janeiro - FOTO: Emanuel Aquilera

Um levantamento feito ontem, pelo Grupo Mogi News, com base em dados oficiais do governo do Estado de São Paulo e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), apontou que a cidade de Mogi das Cruzes já vacinou 31,6 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) desde o final de janeiro. Este número supera em 11,4 mil o número de casos registrados pela doença desde o início da pandemia, há um ano.

Os dados estaduais de vacinação são disponibilizados e atualizados regularmente pela plataforma VacinaJá, do governo paulista, e disponíveis publicamente na internet. Até o início da tarde de ontem, Mogi das Cruzes contabilizava junto ao governo do Estado 31.646 pessoas que receberam a primeira dose. Paralelamente, foram confirmados 20.311 casos positivos da doença pelo levantamento diário divulgado pelo Condemat.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes disponibiliza, além da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, um drive-thru no Pró-Hiper, localizado na região central da cidade, para pacientes que apresentam mobilidade reduzida. O sistema de vacinação aplicado no município recebeu críticas e sugestões por parte da vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid).

A segunda cidade com o maior número de vacinas aplicadas é Suzano, que segundo o governo estadual aplicou 20.451 doses para profissionais da saúde e idosos de diversas faixas etárias, e contabilizou 12.764 casos positivos da doença. Itaquaquecetuba aplicou a primeira dose para 10.697 idosos e profissionais da saúde, e marcou 8.929 pessoas contaminadas.

Segundo os apontamentos das autoridades estaduais, apenas duas cidades não conseguiram ainda vacinar mais moradores que o número de casos registrados. Uma das cidades é Arujá, que aplicou a primeira dose em 4.824 pessoas desde o final de janeiro. No entanto, desde o início da pandemia a cidade registrou 4.876 casos positivos.

Porém, a disparidade entre vacinados e casos positivos é maior em Ferraz de Vasconcelos. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, 4.392 doses da vacina foram aplicadas pela primeira vez em sua população. No entanto, 7.542 pessoas testaram positivo para Covid-19.

No total, o Vacinômetro do governo do Estado aponta que as dez cidades da região imunizaram, em primeira etapa, 88.979 pessoas, e aplicaram a segunda dose em 29.782 pessoas. Já o número de casos registrados nas mesmas cidades, somados, são 67.289.

Deixe uma resposta

Comentários