Ferraz se prepara para vacinar os professores

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos anunciou ontem que já está planejando a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) dos profissionais da Educação do município, após o governo estadual comunicar na última quarta-feira a inclusão de profissionais da área e da segurança pública nos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI). A previsão é que os trabalhadores sejam imunizados na primeira quinzena de abril.

A primeira fase da imunização incluirá professores, inspetores, diretores e funcionários acima dos 47 anos, todos da rede estadual, municipal e particular. De acordo com a pasta, o município de Ferraz tem pelo menos 750 profissionais na rede estadual e 400 da rede municipal que poderão ser vacinados neste início. São mais de 400 professores municipais, 70 merendeiras, 70 auxiliares de creche e 50 auxiliares de serviços gerais.

É preciso lembrar que haverá um cadastro específico para os servidores da Educação, e a data para o início desses cadastros será divulgada pelo governo estadual nos próximos dias. Os formulários ficarão disponíveis no site oficial do Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Para a secretária municipal de Educação, Cecília Cruz, o reconhecimento aos profissionais da educação é uma vitória. "Trabalhadores que foram e são grandes heróis nesta pandemia, e têm se desdobrado para se adequar à realidade das famílias e fazer as aulas remotas acontecerem. O que nos salva é máscara, o isolamento social e a vacina", afirmou Cecília.

De forma organizada, a vacinação será igualitária para idosos e profissionais da educação. A Secretaria de Educação também estuda a possibilidade de utilizar o espaço escolar para aplicação da vacina.