Vacinação para idosos com 69 anos é hoje

As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas
As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Mogi das Cruzes dará início à vacinação de idosos com 69 anos ou mais hoje, no drive-thru do Pró-Hiper. Serão distribuídas senhas a partir das 8 horas, já com a previsão de horário de atendimento. Haverá 1 mil doses disponíveis. Ontem, foram vacinados os idosos com 72 anos ou mais.

A vacinação para todas as faixas etárias ocorre conforme a disponibilidade das doses. Assim que novas remessas de vacina são enviadas para a cidade, a imunização prossegue.

Segunda dose

Já os vacinados que receberam a primeira dose da vacina do Butantan (Coronavac) entre os dias 1ª e 5 de março devem se dirigir à mesma unidade de saúde onde foram imunizados, hoje, das 8 às 15 horas. As unidades são as UBS Vila Suíssa, Vila Natal, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Mineração, Jardim Universo, Braz Cubas e Ponte Grande.

Os vacinados com a Coronavac/Butantan que receberam a primeira dose nos dias 6 e 7 de março poderão tomar a segunda dose amanhã, no drive-thru, das 9 às
15 horas. A distribuição de senhas começará a partir das 8 horas, com previsão de horário de atendimento.

Para quem tomou a primeira dose da Coronavac/Butantan entre os dias 8 e 11 de março, a orientação é se dirigir ao posto de saúde onde foi imunizado na quinta-feira, dia 1º de abril. Quem vai receber a segunda dose deve levar um documento com foto e o comprovante que tomou a primeira dose.

A secretaria tem dado orientações para tornar o processo de vacinação mais confortável para todos. Assim que as pessoas retirarem a senha, não há necessidade de permanecer na fila. Isso porque, nos últimos dias, houve registros de formação de filas durante a madrugada, o que pode causar aglomeração, além do desconforto para os idosos que vão se vacinar.

O governo do Estado não informa com antecedência adequada a quantidade de vacinas que será entregue à cidade. Os lotes chegam com pouco tempo hábil para o planejamento, mas o município deve cumprir as determinações do calendário estadual e atender os grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Por conta de deficiências nacionais no programa de vacinação, a cidade não recebe as quantidades suficientes para cada faixa etária. Quando uma nova faixa etária começa a ser vacinada, todos os cidadãos mais velhos que ainda não receberam a imunização antes também podem tomar a vacina. Por isso, a vacinação sempre indica a faixa etária "ou mais".

Para tomar a primeira dose, o idoso deve comparecer munido de RG ou documento com foto, CPF e comprovante de endereço. O pré-cadastro pode ser feito no site https://vacinaja.sp.gov.br/. No local da imunização, a equipe fará a conferência dos dados, procedimento obrigatório para aplicação da dose.