Concurso leva Educação para o Trânsito aos alunos de Mogi

Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino podem participar do concurso "Caminho Seguro para a Escola", uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Transportes e de Educação. Os alunos apresentarão trabalhos com temas ligados ao trânsito e mobilidade urbana, integrados com os protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

As escolas farão uma primeira seleção e os três melhores trabalhos de cada categoria deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação até o dia 3 de maio. A análise final será feita por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Transportes, da Secretaria Municipal de Educação e do Detran.

Os trabalhos serão diferentes para as subcategorias, que são divididas de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. A confecção deverá ter o acompanhamento dos professores. Para a Educação Infantil e para a Educação Especial, será feito trabalho com colagem em papel tamanho A4. Para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I e Educação Especial será desenho, utilizando diferentes técnicas de colagem também em papel formato A4.

Já para os alunos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e Educação Especial será feito um cartaz informativo, enquanto para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e Educação Especial a proposta é a produção de uma tirinha sobre o tema. Os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e Educação Especial farão a produção de um podcast de no máximo 2 minutos que aborde o uso do transporte coletivo e os protocolos de segurança sanitária nesse contexto de pandemia.

Quem estiver cursando Ensino Médio e as séries respectivas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Especial poderá fazer um vídeo informativo de no máximo 2 minutos sobre atitudes que favorecem a convivência harmônica no trânsito, enquanto os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) I e II e Educação Especial farão a produção de um podcast de no máximo 2 minutos abordando que o trânsito é responsabilidade de todos.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Os vencedores receberão um notebook, os segundos e terceiros colocados ganharão um tablet. Além disso, todos os estudantes que tiverem seus trabalhos enviados para a Secretaria de Educação receberão certificado de participação.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]