Postos renovam receitas de medicamentos contínuos

CMED multou setor farmacêutico em  R$ 15,2 milhões
CMED multou setor farmacêutico em R$ 15,2 milhões - FOTO: Mogi News/Arquivo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou ontem que todos os serviços de renovação de receitas para medicamentos de uso continuado continuam sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mesmo no contexto da pandemia.

O questionamento surgiu a partir de relatos de leitores do MogiNews/DAT que informaram sobre possíveis cancelamentos de consultas destinadas à renovação de receitas em UBS.

Segundo a pasta da Saúde de Mogi, as consultas seguem normalmente, apenas com maior espaço entre os agendamentos com o intuito de evitar aglomerações nas unidades de saúde da cidade. "A renovação pode ser feita com o médico assistente ou outro profissional na unidade que o paciente realiza o acompanhamento", esclareceu a Administração Municipal em nota.

Caso os pacientes que fazem uso de medicamentos para hipertensão, diabetes e outras enfermidades necessitem de renovação de suas receitas, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que se deve procurar a unidade onde é feito o acompanhamento.

No que se refere às mudanças de protocolos na distribuição de remédios nos postos por conta da pandemia, a Prefeitura de Mogi afirmou que não houve nenhuma alteração nos protocolos e horários de funcionamento. A orientação é não ter descontinuidade no tratamento de medicamento contínuo para quem necessita de acompanhamento.