Intervalo entre vacinas deve ser de 14 dias

Intervalo entre as duas vacinas deve ser de 14 dias
Intervalo entre as duas vacinas deve ser de 14 dias - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde recomendou há poucos dias que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 sejam também imunizadas contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias. Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas contra a influenza e a Covid-19, não é aconselhada a aplicação das duas doses simultaneamente. A princípio, a Campanha de imunização contra a gripe terá início dia 12 de abril.

A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. "Portanto, para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o novo vírus e agendada a vacina contra influenza, respeitando intervalo mínimo de 14 dias entre elas", detalhou o Ministério.

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que, assim que as informações sobre a Campanha contra a gripe forem repassadas diretamente pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, os protocolos serão divulgados à população.

Já a Prefeitura de Suzano, explicou ontem que vai manter a imunização contra a Covid-19 nos três polos utilizados atualmente para esta finalidade - Arena Suzano, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e Escola Municipal Odário Ferreira da Silva. A Campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) em todo o município. (T.M)