Moradores terão alterações em descrições da Sabesp

Os moradores de Mogi das Cruzes e região que têm o fornecimento de água pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) devem receber mudanças na descrição das cobranças até maio deste ano. As alterações, segundo a Companhia, fazem parte de um trabalho de aprimoramento ao atendimento dos clientes, que ainda não foi detalhado.

"Estamos modernizando nosso sistema comercial e operacional com o objetivo de facilitar e aprimorar o atendimento ao cliente. Por causa disso, algumas informações que vêm na conta vão mudar", explicou a Sabesp.

Essa alteração está ocorrendo progressivamente no Estado de São Paulo e na região do Alto Tietê. Os clientes da região estão sendo informados diretamente sobre essas alterações, com antecedência, nas contas da Sabesp emitidas atualmente. O destaque é que o consumidor deixará de ser identificado pelo Registro Geral do Imóvel (RGI) e passará a ser cadastrado pelo CPF ou CNPJ.

No local das contas de água onde era informado o número do RGI, passará a constar o número de Fornecimento, uma nova forma de identificar a ligação e o cliente. Já na parte que informa o Período, estará descrito período de consumo, leitura anterior e atual.

As contas também devem conter uma apresentação de dois dígitos decimais nas faixas de consumo; um código para a inserção do pagamento em débito automático; o tipo de mercado e outras seis datas opcionais de vencimento (dias 1, 5, 10, 15, 20 e 25).

A propósito dessas mudanças, a Sabesp ressaltou a importância de os clientes manterem seus dados atualizados junto à empresa. Para fazer a atualização do cadastro, no caso de pessoas físicas, basta ir até o Sabesp Fácil da Agência Virtual (sabespfacil.sabesp.com.br) e clicar em Atualizar Dados Cadastrais (é o último item da lista de serviços). É preciso ter em mãos o RGI, que está na conta de água.

No aplicativo da Sabesp Mobile (disponível para celulares iOS e Android), pessoas físicas podem alterar o responsável pela conta. Também é possível que pessoas físicas atualizem o cadastro pela Central de Atendimento (disponível 24 horas e com ligação gratuita), nos telefones 0800 011 9911 (Grande SP) ou 0800 055 0195 (Litoral e Interior).

Pessoas jurídicas devem utilizar a central telefônica; a atualização cadastral por meio do Sabesp Fácil está prevista para este mês.