Meio Ambiente apresenta plano para de arborização

Estudo vai contar com estudantes da Etec da cidade
Estudo vai contar com estudantes da Etec da cidade - FOTO: Mogi News/Daniel Carvalho

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano apresentou, na última sexta-feira, o Plano Municipal de Arborização Urbana aos alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica (Etec) da cidade. O estudo deverá contar com a participação dos estudantes no processo de inventariamento das espécies. A apresentação online da pasta ocorreu durante horário de aula, contando com a presença do secretário André Chiang.

O encontro remoto foi acompanhado por aproximadamente 50 pessoas, entre pais e alunos, interessados em participar do projeto e conhecer mais sobre o trabalho da secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, a equipe da Prefeitura de Suzano foi recepcionada pelo assistente Ricardo Aldrin, que mediou o diálogo com os estudantes da Etec.

Para o secretário André Chiang, a parceria é uma grande oportunidade para os alunos se integrarem ao meio de trabalho em atividades práticas. "Essa foi nossa primeira conversa sobre o assunto. A previsão é de que possamos iniciar essa ação integrada em breve, assim que as condições do Plano São Paulo permitirem tal realização, visto que nas atuais condições da pandemia do coronavírus (Covid-19) essa atuação em campo seria inviável", ponderou.

De acordo com Eric Caravaggio, engenheiro ambiental e colaborador da secretaria, entre as principais etapas do Plano Municipal de Arborização Urbana estão o processo de georreferenciamento, a avaliação do estado fitossanitário e a identificação botânica das espécies. Já a participação cidadã dos alunos vai estar baseada no estágio voluntário, por meio do aprendizado voltado ao manejo de equipamentos, com acompanhamento integral dos técnicos da pasta e certificado de colaboração.