Projeto estabelece Renda Básica aos moradores

Proposta é do vereador Iduígues Ferreira Martins
Proposta é do vereador Iduígues Ferreira Martins - FOTO: Mariana Acioli

Nesta semana a Câmara de Mogi das Cruzes pode receber para avaliação o anteprojeto de Lei do vereador Iduigues Martins (PT) que estabelece o programa de Renda Básica para moradores referenciados na Assistência Social do município.

A iniciativa, segundo o parlamentar, visa atender às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município que foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tanto pela perda do arrimo de família quanto pelas dificuldades econômicas geradas pelas medidas de distanciamento social.

Iduigues afirmou que um dos pontos do projeto que visa criar a Renda Básica no município é atender às mais de 156 mil pessoas que estão cadastradas junto à Assistência Social da cidade em 2020, um número que o vereador acredita ter aumentado desde o início deste ano. O projeto municipal viria para complementar outras iniciativas como o Bolsa Família e o auxílio emergencial do governo federal.

Outro ponto almejado pelo vereador é estimular o comércio familiar e os micro e pequenos empresários, principalmente nos bairros mais afastados do centro da cidade. "Nossa proposta é que as famílias que irão participar deste programa receberão créditos que serão válidos em supermercados e padarias nos bairros. Desta forma não estaremos apenas garantindo a segurança alimentar, mas estimulando a economia local", afirmou.

O vereador também mostrou-se favorável a um esforço maior por parte da Secretaria Municipal da Assistência Social em atender à comunidade. (A.D)