Vacinação de maiores de 68 ocorre amanhã, no Max Feffer

Além de Suzano, as cidades de Ferraz e Guararema também planejam vacinação
Além de Suzano, as cidades de Ferraz e Guararema também planejam vacinação - FOTO: Jonathan Andrade/Secom Ferraz

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem o 12º lote de imunizantes contra o coronavírus (Covid-19). A nova remessa da vacina do Instituto Butantan, a CoronaVac, conta com 3.920 doses e permite a vacinação dos idosos maiores de 68 anos de idade, prevista para ocorrer amanhã. O atendimento, das 8 às 17 horas, será na Arena Suzano e também em sistema drive-thru, no Parque Municipal Max Feffer. A data também marca o início da campanha "VacinAção Solidária", que visa a doação voluntária de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o 72º aniversário de emancipação político-administrativa de Suzano, também lembrado nesta sexta-feira, será marcado pela imunização contra a Covid-19. "Nosso foco é a vida e a saúde dos suzanenses. Por isso, não podemos perder tempo. Infelizmente, não é o momento para festas e comemorações na cidade. Neste ano, o presente para Suzano será a oportunidade de avançar na luta contra a Covid-19", afirmou.

A imunização ocorrerá na Arena Suzano, localizada no número 90 da avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, objetivando contemplar os pedestres. Já as famílias que forem de carro deverão participar do sistema drive-thru, no Parque Municipal Max Feffer, com entrada pela avenida Brasil.

Para receber a dose inicial, será preciso apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa por meio do link bit.ly/FichaCovidSuzano. Além disso, também será preciso efetuar o pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado.

Vale destacar que apesar dos suzanenses de 68 anos serem o público prioritário, todos os idosos que se enquadram nos perfis dos grupos já beneficiados poderão receber a dose, conforme a disponibilidade. Para isso, basta comparecer aos polos de vacinação na data prevista e apresentar a documentação mencionada.

A expectativa é de que na sexta-feira seguinte, dia 9 de abril, a ação seja retomada com a aplicação da segunda dose da CoronaVac a idosos com idades entre 77 e 79 anos, que já foram imunizados com a primeira aplicação. O trabalho continua com a chegada das novas doses do imunizante do Instituto Butantan. Segundo o último balanço da Vigilância Epidemiológica, 29.352 aplicações já foram realizadas no município, sendo 22.902 na primeira dose e 6.450 na segunda.

Ferraz e Guararema

Ferraz de Vasconcelos dará início à vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 68 anos hoje. A Prefeitura disponibilizará seis polos de imunização, das 8 às 15 horas. Ao todo, serão 270 senhas por polo, sendo 150 para pessoas a pé e 120 para o sistema drive-thru. Em Guararema, com a chegada dos novos imunizantes, a Pasta liberou o formulário para o cadastramento de idosos de 68 anos. Após o cadastro, havendo vacinas disponíveis, equipes da Pasta entram em contato para agendar um dia e um horário para aplicar a dose.