"Clique Vacina" registramais de 2 mil agendamentos

Agendamento é para quem tomou a primeira dose entre os dias 12 e 16 de março
Agendamento é para quem tomou a primeira dose entre os dias 12 e 16 de março - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O serviço de agendamento online para vacinação contra o coronavírus "Clique Vacina" já registrou mais de 2 mil cadastros. A nova plataforma da Prefeitura de Mogi das Cruzes tem como objetivo reduzir as filas e evitar aglomerações durante a campanha de imunização na cidade. A ferramenta está disponível para marcar a aplicação da segunda dose hoje e amanhã.

O agendamento é válido para quem tomou a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan entre os dias 12 e 16 de março na cidade ou para quem esteja em atraso para aplicação da segunda dose.

"Iniciamos o novo sistema no último sábado, mas o primeiro dia de atendimento foi ontem. Foram 1.938 pessoas que realizaram agendamentos online para aplicação de primeira dose na cidade", explicou a diretora do Departamento de Rede Básica, Tatiana Mello.

O número não inclui imunizações realizadas pelo Programa Melhor em Casa e unidades do Programa Saúde da Família, que mantém a aplicação das doses nos pacientes já assistidos, sem necessidade de agendamento online. No total, Mogi das Cruzes já vacinou 42 mil pessoas, das quais 14.314 já receberam a segunda dose.

Lançado neste final de semana, o serviço havia sido anunciado uma semana antes, em uma live do prefeito Caio Cunha (Podemos) com participação do secretário de Saúde, Henrique Naufel. Na ocasião, a implementação da plataforma foi justificada pelos transtornos que estavam sendo registrados como aglomerações e longa espera nos postos de imunização.

"Sei de todo transtorno que tem ocorrido durante a vacinação, a ansiedade tem feito a população ir para a fila até um dia antes para garantir a imunização no dia seguinte. Por isso, estamos trabalhando há três semanas em um software para que a população consiga ser vacinada com hora marcada", disse o secretário de Saúde durante a transmissão ao vivo feita nas redes sociais de Cunha.

Neste primeiro dia de vacinação com o "Clique Vacina" disponível, a Prefeitura comunicou que, ao longo do dia, o fluxo seguiu normal, sem filas. Como a imunização depende das doses recebidas pelo governo do Estado e o Executivo Municipal não possui conhecimento prévio do quanto será recebido, o agendamento será aberto no sistema conforme as vacinas forem chegando.

Para realizar o agendamento, o morador precisa acessar o portal da Prefeitura (disponível em: mogidascruzes.sp.gov.br). Dentro da plataforma, um cadastro precisa ser efetuado com CPF e outros dados pessoais. Ao usuário, é permitido escolher o posto de vacinação e o horário mais confortável.

A recomendação da Prefeitura é para que o cadastrado chegue no local agendado com dez minutos de antecedência. A apresentação do comprovante de agendamento pelo "Clique Vacina" em conjunto com CPF, documento com foto e comprovante de endereço ainda são necessários.

*Texto supervisionado pelo editor.