Vacinação da primeira dose alcança 24,6 mil suzanenses

Ação solidária arrecadou cerca de uma tonelada de alimentos na sexta-feira
Ação solidária arrecadou cerca de uma tonelada de alimentos na sexta-feira - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A vacina contra o coronavírus (Covid-19) já chegou para 24.684 suzanenses, que foram imunizados com a primeira dose, dos quais 6.485 já completaram o ciclo com a segunda aplicação. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a ação da última sexta-feira contemplou 1.758 pessoas com a primeira dose da CoronaVac. A data também marcou o início da campanha "VacinAção Solidária", que arrecadou quase uma tonelada de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Do total de aplicações contabilizadas na última sexta-feira, cerca de 82% foi destinado ao público-alvo de idosos de 68 anos que compareceram à Arena Suzano para tomar a dose inicial. Desde o início da campanha de imunização na cidade, em 20 de janeiro, 31.169 aplicações já foram realizadas, somando a primeira e a segunda dose.

Já a campanha social "VacinAção Solidária", também colocada em prática na última sexta-feira, chegou a arrecadar cerca de uma tonelada de alimentos não-perecíveis no primeiro dia de doações. Do número, 20 quilos foram feitos por doação do vereador Artur Takayama.

A expectativa é de que o projeto, encabeçado pelo Fundo Social de Solidariedade, prossiga nos dias de imunização, sendo que a próxima data está confirmada para sexta-feira, quando ocorre a segunda etapa de vacinação dos idosos de 77 a 79 anos que já receberam a primeira aplicação dentro do prazo previsto.

Para a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a iniciativa demonstra o caráter solidário da cidade. "Estive na Arena Suzano para acompanhar de perto as doações. Para mim, ver todo o engajamento da população em prol daqueles que mais precisam, é motivo de orgulho. Perceber o carinho e o sentimento de gratidão de todos os idosos que estão ali tendo oportunidade de tomar a vacina é o que me motiva a dar andamento aos projetos sociais da cidade. Mesmo diante de momentos tão delicados, é possível focar e fazer diferente", declarou.

O atendimento da próxima sexta-feira deverá acontecer das 8 às 17 horas nos três polos de imunização na cidade, na Arena Suzano, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido e na Escola Municipal Odário Ferreira da Silva. O sistema drive-thru estará disponível no primeiro endereço, no Parque Municipal Max Feffer, com entrada de veículos pela avenida Brasil. Aqueles que comparecerem a pé serão atendidos.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), que participou de todo o processo de imunização ao lado de sua esposa, Larissa Ashiuchi, e do vice-prefeito, Walmir Pinto; bem como dos deputados estadual André do Prado (PL) e federal Marcio Alvino (PL); do chefe de Gabinete de Suzano, Afrânio Evaristo; e dos secretários municipal de Saúde, Pedro Ishi; de Governo, Alex Santos; e de Meio Ambiente, André Chiang, agradeceu o apoio de todos. "Tivemos bandas tocando na ocasião, em referência ao aniversário da cidade, além de muita solidariedade. Tivemos quase 2 mil aplicações, sendo que, entre elas, minha mãe de 68 anos, dona Célia Ashiuchi, também foi imune; tivemos uma equipe trabalhando em ritmo acelerado e quase uma tonelada de alimentos arrecadados. Só tenho que agradecer a todos e dizer que Suzano segue com a vacinação a todo vapor", concluiu.