Procon de Mogi das Cruzes alerta sobre compras online

Com o crescimento do comércio eletrônico, o Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes alerta os consumidores sobre cuidados importantes no momento da compra online. A expectativa é de que em 2021 o crescimento do setor seja de 18%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o que exige do consumidor mais informações de como fazer uma compra segura.

A coordenação do Procon mogiano alerta sobre os cuidados no envio de dados. "As compras via aplicativo de mensagem e redes sociais merecem cuidado redobrado, pois de forma alguma o consumidor deve passar os dados de seu cartão de crédito sem uma plataforma de segurança. Mesmo que a venda seja feita por canais como o Whatsapp, é necessário que o pagamento seja feito em um site seguro", explicou a coordenadora Fabiana Bava.

O consumidor deve ficar atento aos links enviados para pagamento e confirmar se o pagamento está sendo feito realmente para a empresa que está fazendo a venda. O mesmo cuidado vale para os boletos. É preciso verificar os dados do fornecedor, como CNPJ, endereço, telefone, pois o excesso de informalidade na hora da compra facilita os golpes.

O órgão informa ainda que no caso das compras fora do estabelecimento comercial (online), o consumidor tem o direito de se arrepender, no prazo de 7 dias, a partir do dia que recebeu o produto, mesmo que não tenha qualquer defeito. Em caso de dúvidas ou reclamações, o Procon de Mogi das Cruzes atende de forma remota por meio do telefone 4798-5090 e pelo e-mail [email protected]