Estado e Suzano vistoriam os leitos Covid para HC auxiliar

Abertura de leitos vai beneficiar, além de Suzano, os demais munícipios da região
Abertura de leitos vai beneficiar, além de Suzano, os demais munícipios da região - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Suzano e o Alto Tietê serão contemplados com 30 leitos destinados ao tratamento de pessoas diagnosticadas com o coronavírus (Covid-19) no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) instalado no município e que está sob gerência do governo estadual. A princípio, as vagas, sendo dez de Enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estarão disponíveis nos próximos dias. A informação foi repassada pela diretoria do HC ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), durante visita técnica realizada na unidade ontem.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e do diretor-executivo do HC de Suzano, Eduardo Santocchi, o chefe do Executivo percorreu todo o Bloco C da unidade, vistoriando as alas que receberão os novos leitos. Além disso, as autoridades discutiram a contratação de uma empresa terceirizada para prestação do atendimento no local.

"Todas as tramitações já estão em andamento e a previsão é de que tudo seja concluído até o fim desta semana. Por isso, acreditamos que nos próximos dias os leitos já estarão à disposição das pessoas diagnosticadas com a Covid-19. É importante frisar que o custeio será bipartite, ou seja, terá financiamento do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e do governo do Estado", afirmou Ashiuchi, que também é presidente do consórcio.

Desta forma, o HC de Suzano contará com 50 leitos destinados às pessoas infectadas pela Covid-19, sendo 20 de UTI e 30 de Enfermaria, tendo ainda uma ala dedicada aos exames de imagem, com sala de raio-x e equipamentos para tomografia e para ultrassonografia. "Por aqui, já contamos com 20 leitos em pleno funcionamento. Agora, a parceria com o Condemat nos permitirá ampliar o atendimento", disse Santocchi.

Para o prefeito, o trabalho conjunto entre o consórcio regional e o governo do Estado é fundamental para ampliar o atendimento à população neste momento crítico da pandemia. "A conquista foi anunciada após uma série de pedidos dos prefeitos do Alto Tietê e dos deputados da região, para que haja mais espaços para abrigar infectados pela Covid-19. Lembrando que os leitos serão destinados aos moradores da nossa região. Por isso, agradeço o apoio do Estado e dos prefeitos. Esta é uma conquista de todos", declarou Ashiuchi.

Por fim, o prefeito reforçou o pedido de cuidado por parte da população. "Estamos em um cenário pandêmico preocupante. Muitas cidades atingiram 100% de ocupação em seus hospitais. Estamos buscando mais leitos, mas é muito importante a conscientização de todos. Usem máscaras e álcool em gel e pratiquem o distanciamento social", concluiu o suzanense.

Participaram da vistoria o diretor-clínico da pasta de Saúde, Diego Ferreira; a diretora da Rede de Urgência e Emergência, Cinthia Steffens Watanabe; a secretária-adjunta do Condemat, Mara Flores; e a assessora estratégica da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Carol Umebayashi.

Por parte do HC de Suzano, estiveram no encontro o diretor-clínico Antonio Sakotani; a responsável pela Gestão de Qualidade, Daise Guilherme Rodrigues; a coordenadora da unidade, Carolina Paschoal; e a enfermeira do setor de Gerência de Risco, Gabriela Nagatani.