Condemat abre debate com engenheiros e arquitetos

A Câmara Técnica de Planejamento e Urbanismo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) busca o estreitamento das relações com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Em reunião realizada na quinta-feira, técnicos dos municípios e representantes dos órgãos discutiram possibilidades de parcerias e apoio técnico com vistas para o desenvolvimento sustentável das cidades de forma integrada.

Durante o encontro virtual, o diretor-administrativo do Crea, Joni Matos Incheglu, expôs um modelo de parceria aos municípios por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, estabelecendo um canal entre as partes para apoio no cumprimento da legislação vigente e ações conjuntas de fiscalização preventiva. O modelo de acordo já está ativo no município de Suzano e em andamento em Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

"São várias as frentes em que o Crea pode auxiliar os municípios de acordo com suas peculiaridades e necessidades, desde ações conjuntas de fiscalização ao exercício da profissão, auxílios no cumprimento de legislações urbanísticas e disponibilização das ferramentas digitais aos municípios, dentre outras ações", disse o engenheiro.

A presidente do CAU, Catherine Otondo, falou sobre o trabalho de estruturação das unidades regionais, com realização de seminários e capacitações de apoio às prefeituras, com foco em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Meio Ambiente. "Estamos trabalhando na expansão destes projetos para as regionais e no treinamento de equipes técnicas, dentro de nossa área de atuação, visando o crescimento das cidades de forma equilibrada entre habitação e meio ambiente", disse.

Deixe uma resposta

Comentários