Sistema de aprovação digital supera 6,1 mil processos

O Sistema de Aprovação Digital de Processos tem garantido agilidade ao setor de obras particulares durante a pandemia do coronavírus. Em funcionamento desde setembro de 2019 pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, a plataforma assegura a tramitação digital de todas as etapas de projetos de reforma ou construção.

Ela pode ser acessada pelo site da Prefeitura e permite que os cidadãos ou profissionais acompanhem o andamento de forma remota, incluindo documentos solicitados pelos técnicos da Administração entre no site https://mogidascruzes.prefeituras.net/login para ter acesso ao sistema. Além disso, para tirar dúvidas dos cidadãos a Secretaria mantém o whatsapp 94111-7002. Dois novos serviços estão disponíveis: "Alvará de aprovação final de desmembramento (mais de 10 lotes)" e "Alvará de capacidade de lotação".

Desde que foi implantado, o sistema já recebeu 6.134 processos, sendo 3.932 deferidos, 1.126 indeferidos e 1.076 em tramitação. A facilidade de operação do sistema proporcionou ainda 660 processos aprovados em primeira análise. Entre os 1.076 processos que estão tramitando, 638 encontram-se com os requerentes e os outros 438, com a Prefeitura

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que as pessoas que realizam obras ou reformas particulares já operam o sistema com facilidade, dispensando a presença física dos requerentes no prédio da Prefeitura, como acontecia anteriormente.

"A plataforma está consolidada e oferece a comodidade de poder ser acessada de casa ou do escritório. Ela proporciona o contato remoto com os técnicos da Secretaria de Planejamento, que informam as pendências. Os cidadãos podem ser atendidos de forma remota, com o envio de documentos ou certidões necessárias. Neste momento delicado da pandemia, com restrição de pessoas e dificuldades econômicas, a existência do sistema é importante para garantir o fluxo de serviços e a manutenção das obras que estão em andamento na cidade", explicou.