Quase 33 mil doses são aplicadas em Suzano

Prefeitura de Suzano informou que 24.932 doses foram aplicadas desde janeiro
Prefeitura de Suzano informou que 24.932 doses foram aplicadas desde janeiro - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

O município de Suzano registrou 32.443 aplicações da vacina contra o coronavírus (Covid-19), sendo 24.932 na primeira dose e 7.511 na segunda. Ontem, a campanha contemplou idosos que aguardavam a segunda aplicação e os agentes de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo, uma média de 150 guardas já foram atendidos. A expectativa é de que a contemplação do efetivo completo seja concluída neste sábado, beneficiando todos os 179 guardas suzanenses.

Nesta sexta-feira, a ação concentrada nos três polos de vacinação registrou a aplicação de mais 248 doses na primeira fase e 1.026 na segunda etapa. Já os agentes da GCM foram imunizados ao longo da semana na Universidade Mogi das Cruzes (UMC), que é local de referência para o atendimento deste público. Entre segunda e sexta-feira, uma média de 30 guardas foram imunizados por dia.

Já na segunda-feira, serão contemplados os profissionais da Educação maiores de 47 anos, a partir das 7h30, na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), em horário escalonado de atendimento.

Na quinta-feira, será a vez dos idosos maiores de 67 anos de idade receberem a primeira dose da CoronaVac, que é o imunizante do Instituto Butantan. Para este público, o governo do Estado destinou 2.070 novas doses, que deverão ser repassadas ao município no próximo dia 12.

Por fim, ontem, a segunda dose dos idosos de 75 e 76 anos será aplicada. Em ambas as datas o atendimento estará disponível nos três polos de imunização, nas regiões norte, central e Palmeiras, das 8 às 17 horas, com sistema drive-thru na Arena Suzano.

Vale destacar que apesar de cada dia da campanha ter um público prioritário, todos os idosos suzanenses que se enquadram nos perfis dos grupos já beneficiados poderão receber a dose, conforme a disponibilidade. Para isso, basta comparecer aos polos de vacinação nas datas previstas e apresentar a referida documentação indicada para cada etapa. Em caso de dúvidas, o site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br) poderá ser consultado.

A campanha "VacinAção Solidária" também continua ao longo de todo o período de imunização contra a Covid-19. A iniciativa, que tem o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis para as famílias em situação de vulnerabilidade social, já angariou cerca de uma tonelada de mantimentos no primeiro dia da ação. Para participar, basta entregar um quilo de alimento no momento da vacinação. A doação é voluntária, não sendo um ato obrigatório para a adesão à dose. Toda a arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.