Procon aponta crescimento de 25% nas renegociações

No Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, realizado no mês de março com apoio do Procon de Mogi das Cruzes em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 271 mogianos utilizaram a plataforma www.consumidor.gov.br, um aumento de 25% em relação aos meses anteriores.

Foram realizadas 111 negociações com bancos e financeiras, sendo que 26% já foram avaliadas pelos consumidores como reclamações resolvidas e 48,6 % ainda aguardam a avaliação do consumidor.

O pedido de renegociação de débitos de cartão de crédito e empréstimos consignados foram as principais demandas apresentadas pelos consumidores. O mutirão foi organizado pela Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Em 2020 o índice de resolutividade das demandas dos casos de reclamação que envolvem bancos, financeiras, administradora de cartões foi de 78,8%, ou seja, de cada 100 consumidores que reclamaram, cerca de 79 tiveram o problema ou a consulta solucionada.

Orientação

O Procon de Mogi das Cruzes orienta que o consumidor se antecipe e procure renegociar seus débitos para evitar acúmulo de juros e multas que dificultem ainda mais a quitação.

O atendimento do órgão está sendo feito de forma remota por meio do telefone 4798-5090 e pelo e-mail [email protected]