Condemat amplia participação no Comitê de Bacia Hidrográfica

Oito municípios da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que fazem parte da Bacia Hidrográfica, conseguiram cadeira titular no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBHAT) para a gestão 2021/2023, que terá como presidente o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PL). Os municípios que terão participação direta no comitê com direito à voto são Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

A eleição do colegiado regional e estratégico, corresponsável pela gestão dos recursos hídricos na Região Metropolitana do Estado, foi realizada na quinta-feira passada e contou com a participação de representantes do Estado, municípios e sociedade civil.

A representatividade da região também foi ampliada com a participação em todas as Câmaras Técnicas do Comitê - de Educação Ambiental, Gestão de Investimentos, Águas Subterrâneas, Monitoramento Hidrológico e Planejamento e Articulação.

O consórcio garantiu ainda a participação no Conselho Deliberativo da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat), por meio de Salesópolis e nos Conselhos Estaduais de Saneamento (Conesan) e Recursos Hídricos (CRH), com a representação de Ferraz.

O prefeito de Salesópolis e membro do Conselho do Condemat, Vanderlon Gomes (PL), enalteceu a conquista da região com a maior representatividade já alcançada. "Essa é uma conquista histórica da nossa região que irá fortalecer as nossas demandas regionais e, sobretudo, dará celeridade ao projeto que visa à compensação financeira aos municípios produtores de água, umas das grandes lutas do Condemat", disse.