Mogi aplica dez multas

Foram 567 chamadas ao Ciemp no final de semana
Foram 567 chamadas ao Ciemp no final de semana - FOTO: Emanuel Aquilera

A Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes aplicou dez autuações, sendo cinco multas por desrespeito à Lei do Silêncio, três multas por realização de pancadão e duas multas por desrespeito às normas de restrição da pandemia de coronavírus (Covid-19). As autuações aconteceram entre a sexta-feira e domingo passados, no distrito de Jundiapeba, no Conjunto Santo Angelo, no Jardim Aeroporto e na região da Serra do Itapeti.

Ao todo, neste período, ocorreram 567 chamados à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e, deste total, 249 chamados eram improcedentes. Além disso, foram impostas 24 notificações a estabelecimentos que não estavam cumprindo as determinações de restrição do Plano São Paulo.

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) atuou para evitar nove ocorrências de aglomeração, que aconteceram na praça Deputado Paulo Kobayashi (conhecida como Praça do Oito), no Parque Botyra Camorim Gatti, na Praça Assumpção Ramirez Eroles (conhecida como Praça do Habibs), em Jundiapeba e no Parque Olímpico.

A população pode fazer as denúncias pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia. A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba também desenvolve um trabalho de orientação e conscientização, com isso, no último final de semana houve fechamento de comércios que estavam abertos, além da dispersão de uma aglomeração.

A Prefeitura de Itaquá não informou a quantidade de estabelecimentos fechados, mas afirmou que não foram necessárias autuações. Por outro lado, de acordo com o Departamento de Fiscalização de Posturas de Poá, na madrugada do último sábado para o último domingo houve o registro de quatro denúncias de festas clandestinas em residências nos bairros Jardim São José, Calmon Viana, Jardim Nova Poá e Vila Júlia.