"Diálogos sobre a Educação" reunirá especialistas da área

A transmissão será hoje, amanhã e sexta-feira pelo canal no Youtube da Secretaria
A transmissão será hoje, amanhã e sexta-feira pelo canal no Youtube da Secretaria - FOTO: Divulgação/PMMC

Um espaço para trocar ideias e experiências sobre o futuro da educação de Mogi das Cruzes é o objetivo da série de encontros online "Diálogos sobre a Educação de Mogi das Cruzes", organizada pela Secretaria de Educação e a Escola de Governo. Renomados especialistas da área de educação irão falar entre hoje e a próxima sexta-feira, das 19 às 20h30, com educadores da cidade sobre políticas públicas, inovação e boas práticas na gestão pública. A transmissão será pelo canal no Youtube da Secretaria de Educação.

Nestes 100 primeiros dias de trabalho da atual gestão, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, responsável pelo atendimento de mais de 47 mil alunos, tem desenvolvido ações com foco na participação e transparência para oferecer uma educação com equidade e excelência aos estudantes. "Estamos reunindo nestes três dias, pessoas do Brasil inteiro, especialistas para falar sobre o futuro da educação de Mogi. Vamos dialogar com os educadores sobre as políticas públicas e inovações que podem mudar o Brasil a partir de Mogi", observou o Secretário interino de Educação, Caio Callegari.

A abertura do evento será hoje com o tema "A centralidade política da educação para o desenvolvimento da cidade" e contará com a participação de referências da educação nacional. O diálogo será com o senador e ex-Ministro da Educação, Cristovam Buarque; Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação, organização da sociedade civil com o objetivo de mudar qualidade da Educação Básica no Brasil e André Stábile, especialista em Gestão de Cidades, membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e ex-Secretário de Educação em São Caetano do Sul-SP.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler será mediadora do primeiro encontro. "O diálogo é a base deste grande projeto de educação que estamos construindo em nossa cidade. Vamos, juntos com os especialistas e nossos educadores, construir os próximos passos para que Mogi das Cruzes seja uma referência para o Brasil com uma educação forte, de qualidade e excelência, que prepare nossos alunos para os desafios do futuro", disse. O segundo encontro será mediado por Ana Julia Bernardo Silva, chefe de divisão de Projetos Especiais da SME Mogi e o terceiro terá a mediação do Secretário interino de Educação.

O tema de amanhã será "O direito à Educação e as inovações pedagógicas para o Século XXI" com José Pacheco, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e fundador da Escola da Ponte, em Portugal; José Henrique Porto, educador especializado em práticas pedagógicas inovadoras e Sebastião Rocha, educador, antropólogo e idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

"Boas práticas de gestão para a excelência e equidade educacional" será o tema do último dia do evento na sexta-feira e reunirá Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades e ex-Secretário de Educação de São Paulo-SP e uma referência na área de educação na região do Alto Tietê, a professora Maria Geny Borges Avila Horle, que foi Secretária de Educação de Mogi das Cruzes por 12 anos.