Transporte coletivo recebe 37 novos ônibus com novo layout

Ônibus, que já estão circulando, vão atenderão corredores importantes na cidade
Ônibus, que já estão circulando, vão atenderão corredores importantes na cidade - FOTO: Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã de ontem, 37 novos ônibus que passam a operar no sistema municipal de transporte coletivo. Os veículos têm um novo layout, trazem novidades tecnológicas e substituem veículos mais antigos que operavam no sistema dentro da renovação da frota prevista para este ano.

Os novos ônibus começam a circular hoje e atenderão corredores importantes do transporte em Mogi das Cruzes, como os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas, o Jardim Layr, o Conjunto Santo Ângelo, Cezar de Souza e Botujuru.

"Estamos desenvolvendo um trabalho integrado para termos um transporte com mais qualidade e eficiência. O objetivo é a valorização do transporte coletivo para que ocorra a mudança de um processo cultural e mais pessoas possam utilizar os ônibus no seu dia a dia", afirmou o prefeito Caio Cunha (Pode), que esteve em um dos novos ônibus ao lado da secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

O prefeito lembrou ainda que o novo layout dos ônibus foi desenvolvido pela equipe da própria Prefeitura e que a chegada dos novos ônibus não traz custos para a administração municipal, uma vez que já estava prevista em contrato.

Foram apresentados 19 ônibus da empresa Mogi Mob e 18 da empresa Princesa. Com os novos veículos, a idade média dos ônibus do transporte coletivo de Mogi das Cruzes chega a 2 anos e 7 meses, a mais baixa da Grande São Paulo e uma das mais baixas do estado, de acordo com os dados disponíveis.

Entre as novidades está a disponibilização aos passageiros de tomadas no formato USB, que poderão ser utilizadas para o carregamento de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets. Os ônibus também contam com sistema de acesso à internet por wi-fi. A renovação da frota também oferece mais conforto para os passageiros, além de diminuir a ocorrência de atrasos e perdas de partida causada por quebras de ônibus ou problemas mecânicos.

A Secretaria Municipal de Transportes também ampliou o número de ônibus que atendem aos principais corredores da cidade. Foram beneficiadas as regiões da avenida Japão, que atende bairros como o Conjunto Santo Ângelo, da avenida Francisco Rodrigues Filho, que recebe os veículos do Botujuru e do distrito de Cezar de Souza, da avenida Lourenço de Souza Franco, por onde passam os ônibus de Jundiapeba, e da avenida Shozo Sakai, que atende a região do Jardim Layr.