Cipec propõe união das Prefeituras ao Condemat

O novo Comitê Integrador e Participativo de Enfrentamento às Consequências da Covid-19 (Cipec), composto por 16 entidades, entregou ontem uma carta aberta ao Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê (Condemat) propondo uma parceria com as Prefeituras da região para auxiliar no combate à pandemia e, principalmente, na retomada econômica.

"O principal objetivo é dialogar e se unir ao Poder Executivo para auxiliar nas tomadas de decisões, buscando também um consenso para que as atividades de comércios e serviços não sejam ainda mais penalizadas", disse o presidente do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio), Valterli Martinez, porta-voz do Cipec.

Ainda de acordo com Valterli Martinez, a integração com as demais gestões municipais deve ser movimentada em reuniões produtivas junto ao Comitê, que oferecerá um olhar amplo de cada entidade representativa. Em resposta à proposta do Cipec, o presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), enalteceu a iniciativa das entidades.

"Sem dúvida, essa parceria é de extrema importância para ampliarmos o debate do enfrentamento à pandemia, mas também será importante para ações futuras, no período pós-pandemia, com a retomada total da economia", apontou.

O presidente falou ainda sobre iniciativas regionais que foram favoráveis aos setores, como a não adesão ao mega feriado de 26 de março a 1 de abril, adotado pela Capital e outras regiões. No entanto, Ashiuchi reforçou que, pela diversidade de características dos municípios que compõem o Condemat, nem sempre é possível uma decisão unificada.

Como próxima atividade, o Cipec se reunirá na próxima terça-feira com a Câmara de Mogi. A pauta principal a ser tratada no Legislativo, além de explicar para os parlamentares o objetivo do Cipec, é pedir o apoio para as iniciativas que passarão a ser pautadas pelo novo Comitê que visa participar de forma ativa das discussões e tomada de decisões que impactam diretamente nas atividades geradoras de emprego nos municípios em meio à pandemia.