Descarte irregular é flagrado no bairro Jardim Monte Cristo

Ação contou com apoio da Polícia Militar e da GCM
Ação contou com apoio da Polícia Militar e da GCM - FOTO: Divulgação/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagrou na última semana mais um episódio de descarte irregular. Desta vez, a ocorrência foi verificada em uma área no Jardim Monte Cristo. A ação conjunta, em parceria com agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) resultou na apreensão do veículo utilizado na atividade, bem como na condução do motorista e de demais suspeitos ao distrito policial.

De acordo com o chefe da Pasta, André Chiang, a abordagem decorreu de uma denúncia levada ao poder público. "A Secretaria de Meio Ambiente está focada no combate a crimes ambientais de maior ou menor impacto. Toda atividade suspeita deve ser denunciada, se possível, com provas apresentadas. Neste caso, diante do flagrante, os envolvidos foram abordados e encaminhados para a unidade policial, onde todas as medidas cabíveis à situação foram aplicadas", detalhou.

Para o secretário, o episódio demonstra a importância da participação popular no trabalho de fiscalização ambiental, uma vez que o zelo e cuidado com o meio ambiente é uma tarefa de todos. "Um dos principais objetivos da administração municipal tem sido o combate aos crimes ambientais, desde os casos de maus-tratos de animais até a movimentação ilegal de terras. Especificamente sobre o descarte irregular, temos o programa pioneiro 'Caçamba Verde', voltado ao gerenciamento e ao rastreamento de resíduos da construção civil na cidade. Além dos ecopontos espalhados pelo município, que em breve passará a contar com uma nova unidade e com a ampliação do atendimento aos sábados", destacou.