Leitos Covid de UTI estão com ocupação de 70%

Suzano registrou queda de 35 pontos percentuais na ocupação de suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com coronavírus (Covid-19) neste final de semana. Após uma semana apontando taxas acima de 100%, a cidade começou a registrar reduções em seus hospitais e acompanhar a tendência de queda nas internações do Alto Tietê. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ontem Suzano marcou ocupação de 70% na UTI e 56,7% na Enfermaria.

De sexta para segunda-feira, o índice de internação de pacientes infectados com a Covid-19 caiu de 105% para 70% na UTI. A redução de 35 pontos percentuais é recebida pelo município como alivio após dias de lotação extrapolando o limite. Se a tendência de queda continuar ou se manter estável, Suzano começará a acompanhar a tendência de redução registrada por cidades vizinhas.

O salto nas taxas de ocupação pode ser explicado pelo número reduzido de UTIs, no momento a cidade opera com 20 unidades, das quais 14 encontram-se ocupadas. Na sexta-feira passada a ocupação extrapolava o limite com 21 pacientes. Na Enfermaria, as atualizações também informam queda e a cidade registra ocupação de 56,7% dos seus 67 leitos.

A redução já começou a ser registrada por cidades vizinhas já vinham desde a semana retrasada. Mogi das Cruzes, por exemplo, comunicou uma ocupação de 84,5% de seus 155 leitos de UTI e 76,4% dos 212 de Enfermaria nesta segunda-feira. Em Itaquá, seis dos 11 leitos de Emergência encontravam-se livres e dez dos 35 de Enfermaria estavam vagos. Poá comunicou uma ocupação de 22% dos seus 22 leitos, porém ocupação máxima em seus únicos dois leitos de Emergência.

Rede estadual

Em alguns hospitais de responsabilidade do governo do Estado situados no Alto Tietê os índices ainda são altos. O Hospital Regional de Ferraz, Doutor Osiris Florindo Coelho, opera com 26 leitos de UTI e 26 de Enfermaria, todos ocupados. O Santa Marcelina de Itaquaquecetuba opera com 20 leitos de UTI com 80% de ocupação e 20 de Enfermaria, todos ocupados no momento.

Em Mogi, no Hospital Luzia de Pinho Melo, os 46 leitos de Enfermaria marcam ocupação de 60% de ocupação e 82% nos 33 de UTI. Já no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, a ocupação dos 30 leitos de Enfermaria é de 42,8% dos seus 30 leitos e 80% nos dez de UTI. Por fim, no Hospital Auxiliar de Suzano os 20 leitos de enfermaria trabalham com ocupação de 43,8% de ocupação..

*Texto supervisionado pelo editor.