Mogi das Cruzes retoma imunização na quinta-feira

Serão imunizados pessoas com 65 anos ou mais
Serão imunizados pessoas com 65 anos ou mais - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em função do feriado nacional de Tiradentes, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 será retomada na quinta-feira com aplicação de primeira dose para pessoas com 65 anos ou mais que já realizaram o agendamento online. Na sexta-feira, está prevista abertura de novas agendas com vagas remanescentes. Os interessados precisam ficar atentos às publicações oficiais e no site https://vacina.mogidascruzes.sp.gov.br/ .

Desde a semana passada, a vacina em uso na cidade para aplicação de primeira dose é a Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz. A versão desse imunizante é multidoses, com cerca de 5 aplicações por frasco, e o prazo de uso é de até 48 horas. Cada dose a ser aplicada é de 0,5 ml.

A principal diferença em relação à Coronavac/Butantan é o prazo para aplicação da segunda dose que, no caso da Astrazeneca/Oxford, é de três meses após a data da primeira dose. "Todas as pessoas vacinadas recebem um comprovante com anotação a lápis da data da segunda dose. Essa data é uma referência e serve de controle para o agendamento online", explicou a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

As duas vacinas são administradas via intramuscular e devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C. O frasco precisa ser mantido sob refrigeração até o momento da aplicação e, na sequência, a seringa precisa ser descartada. Mogi imunizou 51.441 pessoas, das quais 47% (24.146) já tomaram a segunda dose.

Também amanhã, Mogi recebe amanhã o 17° lote de imunizantes contra a Covid-19. A remessa conta com 3.870 doses de Coronavac, destinadas à aplicação de primeira dose para idosos de 64 anos, será enviada para o Grupo de Vigilância Sanitária da cidade.