Vila Nova União receberá unidade de saúde da família

A Vila Nova União receberá em breve uma nova unidade de saúde que vai melhorar o atendimento em toda a região, incluindo os bairros vizinhos. As obras da Estratégia Saúde da Família (ESF) - nova nomenclatura utilizada pelo governo Federal para as conhecidas Unidades de Saúde da Família - estão em fase de acabamento.

São R$ 1.962.600,82 em investimento em um prédio novo, com 600,88 m2 de área construída, em um terreno com 2.212,25 m2. A capacidade de atendimento será para até 1,2 mil famílias, num total de 4,5 mil pessoas, com previsão de 2 mil procedimentos por mês.

A secretária municipal de Obras, Leila Alcântara Galvão, explicou que as obras estão praticamente concluídas, restando apenas detalhes de acabamento. "É um edifício moderno e bem projetado, que oferecerá conforto e ótimas condições. Como a área da construção civil é considerada essencial na pandemia, nós mantivemos todas as obras em andamento, zelando pelo cumprimento das medidas sanitárias e mantendo um acompanhamento permanente junto às empresas contratadas"..

A nova unidade de saúde funcionará ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal, na avenida Coronel Cardoso de Siqueira, que também recebeu reforma, manutenção e pintura. A localização estratégica das duas unidades tem como objetivo atender a comunidade por meio da reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os procedimentos estão consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos.