Procon orienta comércio para a fase de transição

Equipes percorreram as ruas do centro da cidade
Equipes percorreram as ruas do centro da cidade - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A equipe do Procon Suzano orientou os comerciantes do centro, ontem, a respeito das mudanças no protocolo de combate ao coronavirus (Covid-19). Desde o último domingo, o município se encontra na Fase de Transição do Plano São Paulo, que permite a reabertura de shoppings e lojas de rua das 11 às 19 horas.

Mesmo com o recuo das determinações mais rígidas, ainda existem restrições que devem ser respeitadas. Os estabelecimentos podem operar com público limitado a 25% da capacidade total e devem seguir protocolos para padrões de higiene, como a oferta de álcool gel, aferição de temperatura e respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas.

Segundo a diretora do órgão municipal, Daniela Itice, a ação teve como objetivo vistoriar o funcionamento dos estabelecimentos e orientar os comerciantes a respeito das normas, em especial sobre o número de pessoas no interior dos imóveis e da importância do distanciamento para evitar aglomerações. Em algumas lojas que têm várias entradas, os agentes orientaram os funcionários a isolar algumas, deixando apenas um ponto de entrada e saída para facilitar o controle de acesso dos clientes.

"Algumas lojas já adotaram o controle de quantidade de pessoas, com fitas ou correntes limitando o acesso e placas informativas na entrada. A receptividade dos comerciantes à nossa equipe foi ótima. Contudo, presenciamos algumas situações de desrespeito às regras por parte dos clientes", afirmou a coordenadora.

De acordo com Daniela, a fiscalização serviu como um alerta para que os comerciantes observem e mantenham os protocolos, principalmente neste momento, com a chegada do dia das mães.