Vacinação contra a Gripe será retomada amanhã

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será retomada em Mogi das Cruzes amanhã, das 8 às 16 horas, para o público-alvo contemplado na primeira etapa: crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde.

A vacina será aplicada em oito postos de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio. São eles: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Jardim Universo, Vila Suíssa, Vila Natal, Santa Tereza, Nova Jundiapeba e Ponte Grande.

O município está oferecendo doses de vacinas contra a Covid-19 e contra a Gripe (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B). Apesar das diferenças de estratégia e público assistido em cada campanha, as imunizações podem causar dúvidas entre a população, como o tempo de espera entre as imunizações. Neste caso, o intervalo é de 15 dias, ou seja, se a pessoa tomou a vacina contra a Covid-19, depois de 15 dias ela pode tomar a da gripe.

A prevenção da gripe continua sendo de extrema importância. Isso porque a gripe é uma doença sazonal, com pico de incidência nos meses frios e alta letalidade em idosos, crianças e gestantes. A vacina da gripe não oferece riscos, mas é contraindicada para quem tem alergia a componentes de ovos e também para crianças menores de seis meses.

As pessoas que apresentarem sintomas de infecção ou suspeita de infecção viral (Covid, Gripe ou qualquer outra) deve aguardar a melhora dos sintomas antes de ser imunizado. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da Covid-19 ou do início da confirmação.