Com baixo índice de imunização, postos reforçam o atendimento

Entre os grupos prioritários, está o de crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, além de gestantes e puérperas
Entre os grupos prioritários, está o de crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, além de gestantes e puérperas - FOTO: Mogi News/Arquivo

O público-alvo de imunização contra a gripe volta hoje a receber as doses contra a Influenza em Mogi das Cruzes, das 8 às 16 horas. Nesta primeira etapa, são prioritárias na vacinação as crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, indígenas e os profissionais da Saúde.

Conforme explicou a Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, a vacina será aplicada em oito postos de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio. São eles: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Jardim Universo, Vila Suíssa, Vila Natal, Santa Tereza, Nova Jundiapeba e Ponte Grande.

"Até o momento, 3.074 pessoas dos grupos prioritários da primeira etapa foram imunizadas no município", explicou a Prefeitura, na manhã de ontem. A prevenção da gripe continua sendo importante porque esta é uma doença sazonal, com pico de incidência nos meses frios e alta letalidade em idosos, crianças e gestantes. O índice de vacinados na cidade ainda está muito baixo. Para se ter uma ideia, entre as cidades do G5 do Alto Tietê, as mais populosas da região, Mogi só está atrás de Poá.

A vacina da gripe não oferece riscos, mas é contraindicada para quem tem alergia a componentes de ovos e também para crianças menores de seis meses. As pessoas que apresentarem sintomas de infecção ou suspeita de infecção viral (Covid, gripe ou qualquer outra) devem aguardar o desaparecimento dos sintomas antes de serem imunizadas.

A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da Covid-19 ou do início da confirmação. O município está oferecendo também as doses de vacinas contra a Covid-19 e, apesar das diferenças do público em cada campanha, as imunizações podem causar dúvidas entre a população, como o tempo de espera entre as imunizações.

"Neste caso, o intervalo é de 15 dias, ou seja, se a pessoa tomou a vacina contra a Covid-19, depois de 15 dias ela pode tomar a da gripe", esclareceu a Secretaria Municipal de Saúde. Nas demais cidades mais populosas da região, a vacinação também terá continuidade hoje, com exceção de Ferraz de Vasconcelos.

Juntas, Ferraz, Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi e Poá já vacinaram o total de 27.670 pessoas contra a gripe neste ano, até ontem, durante a primeira etapa da campanha de imunização, sendo 9.383 em Suzano, 7.476 em Itaquá, 4.886 em Ferraz e 2.851 em Poá.

Deixe uma resposta

Comentários