Quase 28 mil pessoas já estão vacinadas contra a gripe no G5

Municípios ainda estudam a realização de um Dia D, no final da primeira etapa, para ampliar a cobertura
Municípios ainda estudam a realização de um Dia D, no final da primeira etapa, para ampliar a cobertura - FOTO: Mariana Acioli/Arquivo

Nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe, as cidades mais populosas da região já imunizaram, juntas, quase 28 mil pessoas. Ao todo, segundo as informações de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, 27.670 munícipes já estão protegidos contra a Influenza neste ano.

Até a manhã de ontem, a Secretaria de Saúde de Suzano já havia aplicado 9.383 doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. A imunização ocorre em dias úteis, das 8 às 15 horas, em todos os 24 postos da cidade. Por enquanto, não há data programada para realização do Dia D.

"Atualmente, a campanha está em sua primeira etapa, que segue até 10 de maio e abrange crianças de seis meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde", esclareceu ontem a Prefeitura. A próxima fase ocorrerá de 11 de maio a 8 de junho e será destinada a idosos e professores.

A terceira e última etapa está prevista para o período entre 9 de junho e 9 de julho, quando serão vacinados indivíduos com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Já em Itaquá, 7.476 pessoas já tomaram a vacina contra a gripe neste ano e a Secretaria Municipal de Saúde deve propor um Dia D na troca da primeira para a segunda etapa da vacinação. Também sem uma data marcada para o mutirão de imunização contra a gripe, Ferraz de Vasconcelos já vacinou 4.886 moradores do público-alvo.

No entanto, hoje não haverá vacinação no município. O mesmo ocorre em Poá, cidade onde as doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até a tarde de ontem, 2.851 pessoas já haviam sido imunizadas nesta primeira etapa na cidade.

Por outro lado, o público-alvo de imunização contra a gripe volta hoje a receber as doses contra a influenza em Mogi, das 8 às 16 horas. Conforme explicou a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina será aplicada em oito postos de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio. São eles: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Jardim Universo, Vila Suíssa, Vila Natal, Santa Tereza, Nova Jundiapeba e Ponte Grande. Na cidade, 3.074 mogianos já estão vacinados contra a Influenza.

Deixe uma resposta

Comentários