Aulas presenciais em Ferraz começam nesta segunda-feira

Em um primeiro momento, o envio dos estudantes às escolas será facultativo
Em um primeiro momento, o envio dos estudantes às escolas será facultativo - FOTO: Laura Ramos/Secom Ferraz

As aulas presenciais em Ferraz de Vasconcelos voltarão nesta segunda-feira. A rede municipal desenvolverá suas atividades de forma reduzida, cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança e saúde não só dos alunos, mas também dos professores e funcionários. Cabe destacar que neste momento, o envio da criança à escola não será obrigatório, apenas a manutenção do vínculo com a unidade por meio do ensino remoto.

Inicialmente, é importante esclarecer que a ocupação dos espaços das escolas não excederá 20% em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19). Por isso, e para assegurar o distanciamento social, as turmas foram divididas em grupos. Isso significa que cada coletivo de crianças terá horários diferentes para comparecer às aulas. Sobre isso, os pais ou responsáveis devem se informar na própria escola.

Ainda é válido frisar que, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas estão preparadas e equipadas para atender estes estudantes. Isso inclui mais de cem mil máscaras de proteção facial de tecido e mais de 70 mil descartáveis para distribuição, termômetros, totens de álcool em gel, sendo que a Prefeitura adquiriu mais de três mil litros, demarcações para distanciamento, além de todas as rotinas necessárias para evitar o contágio pela doença, mas ainda para dar continuidade à aprendizagem.

A titular da Educação municipal, Cecília Cruz, explicou o quanto as crianças, principalmente as mais novas, podem perder com a falta da escola. "Crianças do primeiro ano, por exemplo, perdem muito em aprendizagem, considerando que pelo menos 60% dos estudantes desta faixa etária caem muito em rendimento fora da escola, afinal sabemos que ensino remoto não é a mesma coisa que o presencial", disse.

Também para uma volta gradual e segura, a Pasta tem promovido, em parceria com a própria prefeita Priscila Gambale (PSD), vistorias em todas as escolas municipais. O objetivo das visitas é verificar de perto a preparação das unidades.

A chefe do Executivo ferrazense falou sobre a insegurança, que neste momento é normal, mas ressaltou que as escolas estão de portas abertas para os pais que quiserem conferir a aplicação dos protocolos sanitários. "A insegurança é muito natural neste momento, considerando todos os acontecimentos do último ano por conta da Covid-19. Mas é importante dizer que esta insegurança deve ser mitigada com o tempo, e que as escolas estão abertas para que todos os pais que tiverem interesse, visitem o espaço e sintam mais segurança em enviar seus filhos à escola", disse Priscila.

Vacinação

No último dia 12, a Prefeitura de Ferraz deu início à imunização dos profissionais da educação com 47 anos ou mais. Foram imunizados professores, merendeiras, funcionários da limpeza, secretaria etc. Agora, a municipalidade aguarda um novo lote e novas orientações do governo do Estado para retomar a vacinação deste grupo assim que possível.