Licitação para reforma de mais três estradas deve sair até maio

Obras serão realizadas pelo projeto do governo do Estado
Obras serão realizadas pelo projeto do governo do Estado "Novas Vicinais" - FOTO: Mogi News/Arquivo

O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) informou, na quinta-feira passada, que o edital para a licitação das obras de pavimentação para mais três estradas vicinais na região do Alto Tietê, que será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), será publicado até começo do próximo mês.

Segundo o parlamentar, até maio a estrada da Volta Fria em Mogi das Cruzes e as estradas dos Neves e do Furuyama, localizadas na região norte de Suzano, estarão incluídas na futura terceira fase do programa Novas Vicinais, do governo do Estado de São Paulo.

Segundo o deputado, as obras serão realizadas por uma nova etapa do programa de recuperação de estradas vicinais, cujo edital da segunda fase foi publicado em 20 de março e teve sua etapa de captação de propostas concluída na manhã de ontem. "Saio da audiência muito feliz porque mais vicinais de Suzano e da região receberão investimentos. Ainda estamos trabalhando para que a estrada do Caulim e a SP-43 sejam contempladas, e tenho a convicção de que receberão melhorias também", anunciou Galvão.

O programa de revitalização do governo do Estado, em sua primeira etapa, apontou 66 estradas em todo o Estado com 745 km recuperados. Na segunda etapa abrangeu 73 estradas - sendo duas delas localizadas na região do Alto Tietê - e 818 km de melhorias. No total, serão investidos R$ 634,5 milhões no programa em nível estadual.

A região já conta com duas vias a serem beneficiadas na segunda etapa: a estrada dos Fernandes na ligação entre a cidade de Ribeirão Pires e a região das Sete Cruzes, com 12 quilômetros de melhorias, e a estrada do Taboão de Parateí, com 20 km de revitalização entre o acesso à rodovia Mogi-Dutra (SP-88) e a cidade de Santa Isabel. Juntas, as duas terão investimentos de até
R$ 31,7 milhões do governo do Estado.

O deputado reiterou que todas as obras serão de responsabilidade exclusiva do governo estadual, sem a necessidade de contrapartidas por parte das prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes. "As estradas vicinais são de responsabilidade do município, mas diante da impossibilidade de investimentos, o Estado pode executar, mediante convênio", apontou.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que mantém contato constante com o DER sobre a recuperação de estradas.

A Prefeitura confirmou que o processo licitatório para a estrada da Volta Fria deve ter início entre o fim de maio e o início de junho. "Também há a possibilidade de serem incluídas nesta terceira fase as obras de pavimentação da estrada do Sertãozinho, que liga o distrito de Biritiba Ussú ao município de Biritiba Mirim. A Prefeitura também continua buscando junto ao DER a recuperação da chamada estrada Velha de Sabaúna, uma importante demanda da população daquela região da cidade. A estimativa é que estes serviços possam ser licitados ainda neste ano", informou em nota.