EDP reforça dicas para evitar o desperdício

A previsão climática para os próximos dias é de diminuição da temperatura na região sudeste do país. Com isso, alguns hábitos comuns praticados nos dias mais frios, como tomar banho muito quente e demorado, e utilizar aquecedores de ambiente, podem gerar aumento do consumo de energia elétrica. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, reuniu dicas para evitar o desperdício de energia e possível aumento no valor da conta de luz.

Na maioria das residências, o chuveiro é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total da casa. Nos dias mais gelados, as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usam o chuveiro no modo inverno, o que consome cerca de 30% a mais energia que na posição verão.

O ideal para não ter um aumento acréscimo excessivo do consumo é controlar o tempo do banho - entre cinco e oito minutos, no máximo. O tempo no chuveiro também deve ser controlado para diminuir o consumo de água, já que a cada 5 minutos são gastos cerca de 45 litros. Outra dica é programar banhos para o início ou final de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito, e nunca reutilizar resistências queimadas.

"É possível manter o conforto sem grandes impactos na conta, fazendo o uso seguro e eficiente da energia em todos os aparelhos elétricos. As geladeiras, por exemplo, também têm grande participação no consumo total das residências. É importante verificar se as portas estão bem vedadas, se o termostato está regulado de acordo com a temperatura externa e lembrar que não se deve colocar alimentos quentes dentro da geladeira e nunca secar peças de roupa atrás do equipamento", orientou Roberto Miranda, gestor executivo da EDP.