Parques voltam a receber visitas monitoradas

Espaços proporcionam lazer e educação ambiental
Espaços proporcionam lazer e educação ambiental - FOTO: Divulgação/SVMA

Com a reabertura dos parques autorizada pela nova fase de transição do Plano São Paulo, o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e o Núcleo Ambiental Ilha Marabá estão recebendo visitas monitoradas, com toda a segurança e os cuidados sanitários que a pandemia exige. Os dois espaços proporcionam atividades de lazer e educação ambiental, com ampla área verde preservada. As visitas são agendadas pelo telefone 4798-5959 e estão restritas a pequenos grupos, de no máximo 8 pessoas, em geral famílias. Todos precisam comparecer com máscaras.

Como os grupos são menores, as visitas também se tornaram mais rápidas. Elas passaram a ter duração média de uma hora, entre segunda e sexta-feira, conforme a demanda. Isso evita aglomerações e permite que mais pessoas conheçam os dois equipamentos ligados à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

No Parque Municipal, as visitas monitoradas começam com uma pequena palestra, sobre a história do espaço e da Serra do Itapeti. Em seguida acontece a trilha, com cerca de 1,5 quilômetro. de 40 tipos de mamíferos.

O mesmo acontece na Ilha Marabá. Com 13,4 mil metros quadrados, o espaço fica no Mogilar e proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que os visitantes percorram a ilha.

O Parque da Cidade voltou a funcionar ontem. O espaço pode receber público das 7 às 17 horas, para atividades físicas individuais, como caminhadas. A orientação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é que os frequentadores respeitem o distanciamento ao realizar suas atividades físicas e que levem suas próprias garrafas de água.