Consórcio lança projeto de incentivo à coleta seletiva

Objetivo é melhorar e ampliar os serviços da coleta
Objetivo é melhorar e ampliar os serviços da coleta - FOTO: Divulgação

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê lança na próxima quinta-feira, por meio da Câmara Técnica de Gestão Ambiental, um projeto regional de incentivo à coleta seletiva, com ações de cunho social e ambiental. O projeto Recicla Cidades, em parceria com a ONG Espaço Urbano e apoio da empresa TetraPak, tem como objetivo melhorar e ampliar os serviços da coleta seletiva nos municípios a partir da adoção de ações de conscientização e educação ambiental junto à população, assim como a capacitação e formalização de catadores de materiais recicláveis. Nos municípios de Guararema e Salesópolis o projeto já existe.

O desenvolvimento do projeto conta com sete fases, sendo que as duas primeiras são dedicadas ao mapeamento e diagnóstico dos municípios, com identificação das dificuldades, demandas, recursos e talentos disponíveis. Os dados serão apresentados durante lançamento do projeto, e subsidiarão as ações em cada município.

As etapas seguintes consistem no oferecimento do curso de capacitação de agentes ambientais e, posteriormente, a formalização de cooperativa com estes agentes, que promoverão ações de sensibilização junto à comunidade com oficinas, entrega de materiais informativos, campanhas de educação ambiental, palestras e encontros e atuarão na coleta dos materiais recicláveis.

De acordo com o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, a iniciativa atende aos requisitos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. "O incentivo à coleta seletiva e a formalização dos catadores é benéfico para a sociedade como um todo, promovendo a saúde pública, respeito ao meio ambiente, geração de emprego, fonte de renda e sustentabilidade, além de garantir economia aos cofres públicos municipais", disse.